
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado nesta sexta-feira (11) em um hospital da cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, após relatar dores abdominais. A informação foi publicada pela coluna de Bela Megale, do jornal O Globo. De acordo com interlocutores, as dores estariam relacionadas a complicações decorrentes da facada sofrida em setembro de 2018, durante a campanha eleitoral. Desde então, Bolsonaro passou por seis cirurgias.
A internação ocorreu poucas horas depois de seu desembarque no estado, onde participa do lançamento da “Rota 22”, projeto do Partido Liberal que busca ampliar a articulação da oposição no Nordeste, especialmente em torno da pauta da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. A agenda inclui visitas às cidades de Acari, Oiticica e Pau dos Ferros, mas pode ser alterada dependendo da evolução clínica do ex-presidente.
Mesmo inelegível até 2030, Bolsonaro tem liderado pessoalmente as ações do PL com foco na reestruturação da base conservadora no Nordeste, região onde o partido tenta ampliar sua inserção eleitoral. A “Rota 22” integra uma série de viagens organizadas com esse objetivo.
Além da articulação regional, o ex-presidente tem aproveitado os eventos para reiterar o apoio à proposta de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. O projeto conta com a adesão de mais de 250 deputados federais, mas ainda depende de decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para ser pautado em plenário.